Pedra da Ermitage

Pedra da Ermitage


Tipo: Montanha / Morro / Rocha

Região: Serra dos Órgãos

Localização: Teresópolis - RJ, Brasil, América do Sul

Lat/Lon: ?°S / ?°W

Atividades: Caminhadas / Escaladas

Época do Ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno

Altitude: 1.495 m




Descrição



A Pedra da Ermitage é considerada o mirante de Teresópolis, de seu cume contemplamos uma das melhores vistas da toda cidade. Do alto de seus 1.495 metros de altitude é possível se avistar a oeste maioria dos bairros da cidade com pano de fundo as famosas montanhas da Serra dos Órgãos como a Pedra do Sino e o Dedo de Deus, a leste é possível admirar as imponentes montanhas que fazem parte do Parque Estadual dos Três Picos, como as Torres de Bonsucesso, Capacete, Mulher de Pedra entre outras.

Ela pode ser acessada através de caminhada leve de cerca de uma hora e meia (só de ida) ou através de dezenas de vias de escalada com tamanhos variando entre 50 e 300 metros, a graduação dessas vias variam desde 1º (no costão) até 5º grau, na grande maioria elas são de aderência e de veios de cristal. Essas vias foram abertas por um morador local chamado de “Tio” Lúcio Vidal que com a ajuda dos amigos Pheterson “Peste” Godinho, Hernandes e Gilson Manoel, ou sozinho, abriu praticamente todas as vias existentes em toda a face oeste, desde o final dos anos 80. “Lagarto Solitário”, “Lagartixa Nervosa”, “Gabiru Montez”, “Quartzo” e “Juju Teimosa” são os nomes de algumas delas.


Visual da Pedra da Ermitage


A impressão de quem olha de longe é de que não é possível escalar na Pedra da Ermitage, pois existem muita vegetação e gravatás em suas paredes. Mas o local tem grande potencial e deveria ser mais visitado por ser de fácil acesso. E é justamente por não receber muitos escaladores é que as vias ficaram “sujas”, com muito líquen e uma camada fina de pó da própria pedra. Mas para quem gosta de aderência é uma pedida ideal para treinar e partir para escaladas maiores.


Visual da Pedra da Ermitage


   Altitude: 1.495 m.
   Duração: 40 min até 1h00 min (ida).
   Carta Topográfica: Itaipava.
   Atração: Paisagem.

A Trilha



A referência do começo da trilha é um pequeno portão de madeira pintado de verde que fica no começo de uma pequena escada de concreto localizado no lado direito da rua bem frente a casa branca onde estacionamos os carros. Esse é o portão do SITIO DAS MONTANHAS cujo o proprietário é o Sr. Sergio.


Pedra da Ermitage visto do Morro do Triunfo



Entrada da Trilha



Localização



A Pedra da Ermitage se localiza no Bairro Quinta-Lebrão situado na Cidade de Teresópolis, região serrana estado do Rio de Janeiro.


Acesso



O acesso é feito pela Rio Bahia pelo Bairro Quinta-Lebrão.


Como Chegar



Partindo do Mirante da Vista Soberba (entrada da cidade de Teresópolis) siga a rodovia Rio-Bahia até mais ou menos o kilometro 80 (um pouco antes do trevo com a Teresópolis-Friburgo) na altura do bairro chamado de Quinta-Lebrão em Teresópolis, onde se deve pegar à direita entrando em uma ladeira chamada de rua Seis de Julho, essa ladeira começa asfaltada, mas o asfalto acaba e a rua segue em terra batida.

Seguindo pela rua Seis de Julho até passar o segundo portão do Sítio das Montanhas (que fica aproximadamente a 400 metros depois do ponto final do ônibus), depois desse portão siga por mais 200 metros até chegar uma casa branca a esquerda que é onde normalmente estacionamos os carros.


Quando Ir



O inverno é a melhor estação do ano para se caminhar/escalar na Serra dos Órgãos principalmente nas de maior duração e/ou com pernoite, pois o tempo é bem mais estável.
Nas demais estações é possível ir, mas esteja preparado para chuvas principalmente no final da tarde, no verão as temperaturas podem chegar perto dos 40°C.


Galeira de Fotos



2007-10 - Pedra da Ermitage


Download Carta Topográfica



Carta Topográfica de Itaipava


Dicas



   Não esqueça de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto;


Tempo





..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com


Adote uma Montanha


Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.


Direitos autorais


© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informações, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustrações, fotografias, textos, gráficos e outros arquivos incluídos neste site são protegidos pela legislação de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou são utilizadas apenas mediante autorização.

Toda cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.


Artigos Relacionados:

comentários  

 
0 #1 Rodrigo Soares 16-11-2011 18:01
Pode entrar nesse sítio à vontade? Ou seja, eu chego nele e começo a subir as escadas sem que ninguém seja avisado? Esse local não possui CÃES???
Citar
 

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 232 visitantes e 2 membros online
  • betovila
  • Giovanna.nanci

Estatísticas

Visualizações : 17631501
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish