Alto da Ventania

Alto Ventania


Tipo: Montanha / Morro / Rocha

Região: Serra Estrela - Bairro Caxambu

Localização: Petrópolis - RJ, Brasil, América do Sul

Lat/Lon: 22°31 26.81 S / 43° 6 36.53 W

Atividades: Caminhadas

Época do Ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno

Altitude: 1.270 m




Descrição



Situado no Caxambu Pequeno encontramos uma das mais belas e impressionantes vistas de Petrópolis. O Alto da Ventania é uma bonita crista com um capim baixinho e muitos blocos de pedra onde um vento fresco sopra constantemente. Para completar o espetáculo ele é emoldurado pelo Pico Grande de Magé a sua frente, o Açu a esquerda e o Alcobaça ao fundo. É realmente um cenário maravilhoso característico dos Alpes.


Visual do Alto da Ventania


A trilha para seu cume é um caminho antigo, agora caminho de torres de alta tensão, onde conta-se que um padeiro todo dia com auxílio de mulas, levava pão para Santo Aleixo, situado aos pés da Serra da Estrela, distrito de Magé. Esta caminhada conduz a um "tombo" da serra, ou seja, um dos lugares onde a serra é mais baixa e fácil de ser transpassada.


Maria Comprida e o Pico do Alcobaça visto do Alto da Ventania


   Altitude: 1.270 m.
   Nível: Caminhada Leve.
   Duração: 1h00 min até 1h30 min (Ida).
   Carta Topográfica: Petrópolis.
   Atração: Paisagem.


A Trilha



A partir da rodoviária no centro de Petrópolis dirija-se ao ponto do Caxambu. Pegue o ônibus Caxambu Santa Izabel. Descer no ponto final.

Siga a estradinha com calçamento de pedra sem dobrar para a ponte. Siga sempre subindo até chegar numa estrada de terra, sempre seguindo as torres de alta tensão, você passará por duas bifurcações, mas sempre se mantenha na estradinha principal até chegar um momento que ela se divide em duas, pegue a estrada da direita que é uma subida com calçamento de pedra, do ponto de ônibus até aqui devemos ter andado cerca de 15 minutos.


Seguindo pela estradinha


Suba por essa estradinha por mais 10 minutos (cuidados com os cachorros) até ver uma entradinha na mata a esquerda antes de uma casa, entre aí, nesse ponto precisamos atravessar um riacho pulando por pedras, mas nesse ponto é bem fácil de fazê-lo. Assim que atravessar o rio chegaremos a uma cerca de arame farpado, nesse ponto a trilha acompanha a cerca para direita e é por devemos seguir por alguns minutos até chegar em um lugar que tem uma passagem para atravessa-la. Continue na trilha mas observe um bifurcação seguindo para a direita, é nela que devemos entrar. A a partir de agora você vai precisar seguir sua intuição para procurar alguma trilha nesse ponto que te levará na direção das torres, é que a trilha nesse ponto vai mudando de acordo com manejo do terreno em função das plantações, uma dica é andar na perto da borda direita da plantação, mais ou menos paralelo ao rio.


Trilha de descida do Alto da Ventania


Siga até o final das plantações em direção as torres para começar a subir a encosta, bem no começo da subida passaremos por um chato capim melado, que pode tampar um pouco o traçado da trilha, mas tente seguir na direção de um conjunto de duas torres, pois a trilha passará bem no meio delas, que são as primeiras torres já fora da plantação. Se você já estava achando ruim o capim melado, para piorar, ele acaba para dar lugar a horríveis samambaias que ficam te arranhando o tempo todo.


As Torres de Transmissão e a Trilha


Seguindo pela trilha no meio das samambaias em menos de 20 minutos (após passar por dentro das torres) chegaremos em uma bifurcação, a trilha da esquerda é um atalho que sobe reto que precisamos evitar, a trilha da direita é a original que devemos seguir pois ela respeita as curvas de nível da encosta. A partir desse ponto a trilha fica bem marcada e passaremos a andar praticamente na sobra, sobre as copas de bonitas árvores de nossa Mata Atlântica, e vai assim até chegar no Alto da Ventania. Nessa bifurcação normalmente paramos para descansar e para apreciar uma bela vista, desse ponto apreciamos a imponente e sombria face sul da Maria Comprida e também o pontudo cume do Alcobaça.


Visual da Trilha do Alto da Ventania


Com um pouco mais de 15 minutos de caminhada após da última bifurcação chegaremos a um ponto de água que costuma deixar a trilha molhada e escorregadia,  logo após esse ponto começaremos a subir em zig-zag até alcançar uma torre em mais 25 minutos de caminhada. Após essa torre a trilha faz uma curva para a esquerda e segue mais ou menos plana e pouco inclinada até se encontrar com o final do atalho que evitamos. Agora a trilha segue praticamente reta com uma inclinação média de 45 graus até chegar no Alto da Ventania com mais 15 minutos de pernada.


A poucos passos do Alto da Ventania


Quase chegando ao cume do Alto da Ventania a trilha sai da mata para cortar um capim baixinho que dependendo da estação do ano fica com uma bonita aparência dourada. Esse capim cobre praticamente todo Ventania que também é salpicado por muitos blocos de pedras onde normalmente paramos para fazer um bom lanche reforçado, além de tirar várias fotos de suas muitas lajes e blocos de pedras, pois o visual daqui é estonteante. Daqui de cima o que nos chama mais atenção é o Pico Grande de Magé com seu formato triangular bem na nossa frente, mas também podemos admirar a Pedra do Inferno com seus dois cumes, o maciço da Serra dos Órgãos com destaque para os Castelos do Açu e até mesmo os fundos da Baia da Guanabara.


Serra dos Órgãos visto do Alto da Ventania


O Alto da Ventania não possui um cume definido, ele é um amplo platô onde a serra não é tão escarpada, servindo de passagem para quem quer descer a serra em uma bela travessia (Travessia Caxambu - Santo Aleixo), e é por esse motivo que o Ventania foi escolhido como o local onde passaria a rede de transmissão elétrica que liga a serra ao litoral. Se a sua água já acabou é possível reabastecer seu cantil no Ventania, pois existe uma nascente a esquerda da trilha onde tem uma ilha de vegetação de Mata Atlântica.


Galera no Alto da Ventania



Como Chegar



A partir da rodoviária dirija-se ao ponto do Caxambu. Pegue o ônibus Caxambu Santa Isabel. Descer no ponto final.


Quando Ir



O inverno é a melhor estação do ano para se caminhar/escalar os morros de Petrópolis, principalmente nas de maior duração e/ou com pernoite, pois o tempo é bem mais estável.

Nas demais estações é possível ir, mas esteja preparado para chuvas principalmente no final da tarde, no verão as temperaturas podem chegar perto dos 40°C.


Mapa Dinâmico






Acampamento



Existe boas áreas de acampamento no Alto da Ventania, pois, alem de ser plano ainda encontramos água nas redondezas, mas cuidado, pois é uma área freqüentada por caçadores. Outro detalhe é que o Alto da Ventania foi recentemente incorporada ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e eu não sei como fica essa questão juntamente com o parque.


Galeira de Fotos



2009-04 - Fotos da Travessia Morro do Cobiçado x Alto da Ventania
2009-04 - Fotos da Travessia Caxambu x Santo Aleixo


Download Carta Topográfica



Carta Topográfica de Petrópolis


Download Tracklog



Tracklog da  Travessia Cobiçado - Ventania (CA)
Tracklog do Alto da Ventania (CA)
Travessia Caxambu - Santo Aleixo - Petrópolis - RJ (Incompleto) (CA)


Dicas



Não esqueça de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto.


Tempo





..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com


Adote uma Montanha


Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.


Direitos autorais


© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informações, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustrações, fotografias, textos, gráficos e outros arquivos incluídos neste site são protegidos pela legislação de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou são utilizadas apenas mediante autorização.

Toda cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.


Artigos Relacionados:

comentários  

 
0 #1 14-03-2014 14:08
alguém sabe o caminho do alto da ventania para o açu????
Citar
 

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 367 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 17736235
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish