Parque Nacional do Caparaó

Parque Nacional do Caparaó


Tipo: Parque Nacional

Região: Serra do Caparaó

Localização: ES/MG, Brasil, América do Sul

Lat/Lon: 20º19’ e 20º 37’ S / 41º43’ e 41º53’ W

Atividades: Caminhadas, Escaladas e Camping

Época do Ano: Primavera, Outono e Inverno

Altitude Máxima: 2.787 m (Pico da Bandeira)




Descrição



Quer subir nos picos mais altos do país e ainda ter a oportunidade de andar em vales com rios de águas límpidas e geladas formando piscinas naturais e belas cachoeiras? Este local existe e se chama Serra do Caparaó, que atualmente é um parque nacional. Esse nome – Caparaó - foi dado pelos índios que foram os primeiros habitantes do local, e significa “águas cristalinas que descem a montanha".

O Parque Nacional do Caparaó possui uma área protegida de 31.853 ha, e está localizado na divisa do estado de Minas Gerais com o Espírito Santo, sendo que 70% do parque está em território capixaba. O parque encontra-se numa região montanhosa que é denominada como serra do Caparaó, com seu ponto culminante no o Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do Brasil, com 2.892 m de altitude. As áreas mais baixas chegam a 997m de altitude, no Vale Encantado. Trata-se de uma serra bem extensa com mais de 20 km, cujo topo é formado por uma crista que possui cerca de 2,5 km de extensão, e nas suas extremidades estão os picos da Bandeira e do Cristal.

O Parque foi criado em 24 de maio de 1961 pelo decreto federal nº. 646, assinado pelo então Presidente da República Jânio Quadros. O Parque foi palco de uma repercussão histórica e política no ano de 1967, onde ocorreu a Guerrilha do Caparaó, que provavelmente foi o primeiro movimento esquerdista brasileiro de resistência armada à ditadura militar, segundo historiadores ela foi idealizada por Leonel Brizola e patrocinada pelo estadista cubano Fidel Castro.


Pico da Bandeira


Apesar de abrigar outros picos muito famosos como o Cristal e o Calçado, a maior atração do Parque continua sendo o Pico da Bandeira, que é o 3° maior do país com seus imponentes 2.892m de altitude, de seu cume é possível ver toda serra e ainda várias cidades vizinhas ao parque como Manhumirim, Alto Caparaó, Manhuaçu, São José do Caparaó e Dores do Rio Preto. Nos meses de Julho, com tempo seco é possível avistar o litoral da costa capixaba com o auxílio de binóculos.


Visual da Serra


Acredita-se que por volta de 1859 D. Pedro II mandou colocar a bandeira do império no pico que se julgava ser o mais alto do Brasil, e a denominação Pico da Bandeira se deve a esse fato. Esse engano só foi desfeito na década de 70 quando os picos da Neblina (com 2.994m) e 31 de Março (com 2.973m) ambos na Amazônia foram medidos com auxilio de barômetros. Hoje, quem visita o Pico encontra, no lugar da bandeira, um cruzeiro, uma imagem de Cristo e uma torre erguida durante o governo militar.


Pico da Bandeira Zen


O Parque atualmente possui duas portarias, uma no Espírito Santo situado em Pedra Menina que é um distrito do município de Dores do Rio Preto, e outra portaria em Minas Gerais no município de Alto Caparaó. A escolha da portaria determinará quais atrações você irá visitar no parque. Na minha opinião uma boa sugestão de roteiro para um fim-de-semana é no sábado pela entrar no parque pela portaria capixaba para dar um mergulho refrescante nas piscinas naturais da Cachoeira do Aurélio e da Farofa, e na madrugada de sábado para domingo subir no Pico da Bandeira para ver um espetáculo inesquecível - o nascer do sol visto no alto de seus 2.892m de altitude, e na volta uma outra boa pedida é dá um pulo no Pico do Cristal que é o sexto maior do Brasil com seus 2.770m de altitude.

Subir no Pico da Bandeira é incrível de qualquer maneira, ainda mais se for de madrugada e melhor ainda em noite de lua cheia, onde você caminha até mesmo sem o auxílio de lanternas tendo a serra iluminada pela luz prateada do luar. A subida pelo lado capixaba é mais curta que pelo lado mineiro, porém é mais puxada e com um visual mais bonito.


Pedra Menina


Os maiores picos ficam na divisa dos dois estados, destacando-se o Pico da Bandeira, com 2.892 metros, o Pico 2 ou Pico do Cruzeiro, com 2.852 metros, o Pico do Calçado com 2.849 metros e o Pico do Calçado Mirim com 2.818 metros. O Pico do Cristal, com 2.770 metros fica exclusivamente em território mineiro. O parque abriga ainda outros picos, menores em tamanho, mas também de altitudes consideráveis, como o Morro da Cruz do Negro (2.658 metros), o Pico da Pedra Roxa (2.649 metros), o Pico dos Cabritos ou do Tesouro (2.620 metros), o Pico do Tesourinho (2.584 metros), e a Pedra Menina (2.037 metros) todos em território capixaba.

   Altitude Máxima: 2.787 m (Pico da Bandeira)
   Área: 31.853,00 ha
   Relevo: Montanhoso
   Carta Topográfica: Manhumirin.
   Atração: Paisagem.


Atrações



   Pico da Bandeira: É o ponto culminante da região, com 2.892m de altitude (pelas novas medições), é o terceiro ponto mais alto do País. No Hoje, quem visita o Pico encontra, no lugar da bandeira, um cruzeiro, uma imagem de Cristo e uma torre que em outros tempos foi suporte para uma repetidora de sinais. Do local é possível ver vários picos da serra como os Picos do Cristal e do Calçado, os vales e ainda várias cidades vizinhas do parque como Manhumirim, Alto Caparaó, Manhuaçu, São José do Caparaó e Dores do Rio Preto. Nos meses de Julho, com tempo seco é possível avistar o litoral da costa capixaba com o auxílio de binóculos.O cume é constituído por rochas e abaixo delas encontramos vegetação típica de campo rupestre.


Pico da Bandeira


   Pico do Cristal: O Picos do Cristal com 2.770m de altitude (pelas novas medições) fica ao lado do Pico da Bandeira, e pode ser alcançados em mais uma hora pelos mais dispostos. As pedras até o pico são soltas e o caminho, acidentado. Na parte mais alta predominam os campos de altitude, vegetação de pequeno porte adaptada ao frio e solos rasos. Bromélias e orquídeas se espalham pelas encostas e campos.


Pico do Cristal


   Pico do Calçado: Na divisa MG/ES, tem 2768 m de altitude é passagem obrigatória para quem vai para o Pico da Bandeira.


Pico do Calçado


   Vale Verde: A apenas 600m da portaria Alto Caparaó, o Parque exibe uma de suas mais belas paisagens: O Vale Verde. Cortado pelo rio Caparaó e cercado por uma belíssima mata, o Vale é uma das atrações mais procuradas pelos visitantes. Suas piscinas naturais e a cachoeira podem ser apreciadas, confortavelmente, devido à infra-estrutura para piqueniques, com vestiários, sanitários e churrasqueira.

   Cachoeira Bonita: A Tronqueira, um platô a 1.970 metros de altitude, é o último ponto do parque onde é possível chegar de carro para quem entra pela portaria do município de Alto Caparaó - MG. O platô possui camping, abrigo para visitantes e sanitários, além de uma vista panorâmica da área dos vales, e apenas 350 metros de distância da Tronqueira encontramos a Cachoeira Bonita, com 80m de queda livre. O nome é merecido, já que este é, sem dúvida, um dos pontos de maior beleza do Parque. O acesso é feito por trilha rústica, com um mirante a meio caminho, que proporciona ampla visão da cachoeira, localizada no rio José Pedro, divisa natural dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O rio José Pedro margeia a Cachoeira Bonita até o Terreirão.

   Cachoeira do Vale Encantado: Também é alcançado a partir da Tronqueira, com acesso por trilha. Possui uma cachoeira muito bonita e várias piscinas naturais.

   Cachoeira Sete Pilões: Queda d´agua no rio São Domingos, próxima da Macieira (250 m de trilhas). Tem piscinas naturais.

   Cachoeira do Aurélio: Queda d´agua no rio São Domingos, próxima da Macieira. Bom ponto de parada (1.500 m de trilha), tem piscinas naturais. Boa para banhos, com cerca de 50m de queda.

   Cachoeira da Farofa: Está a 4km da Pedra Menina e a 1 km da Macieira. Com piscinas naturais.


Campings



Lado Mineiro:

   Camping da Tronqueira: A Tronqueira, a 1.970 metros de altitude, a caminho do Pico da Bandeira, é o último ponto acessível por carro, quando o visitante entra pela portaria do município de Alto Caparaó - MG. Possui um mirante natural de onde se tem uma visão privilegiada do gigantesco vale do rio Caparaó. Sua infra-estrutura conta com uma área para acampamento, equipada com lava-pratos, mesas, quiosques, chuveiros e sanitários. A partir da Tronqueira o visitante pode ter acesso a importantes locais do Parque: a Cachoeira Bonita, o Terreirão e o Pico da Bandeira, dentre outros.

   Camping do Terreirão: Com acesso a partir da Tronqueira, só pode ser alcançado a pé, numa caminhada de 4,5 km. Quem tiver preguiça de andar poderá alugar animais de carga a preços bem camaradas. A 2.370 metros de altitude fica a última área de camping para quem entra pelo lado mineiro do Parque, um bom local para se fazer uma pausa antes de prosseguir na caminhada até o Pico da Bandeira. Existe no local a Casa da Pedra, com apenas um cômodo, banheiro rústico, tanques e água. Deste local, tem-se uma linda vista do Pico do Cristal.

Lado Capixaba:

   Camping da Casa Queimada: O acesso ao camping da Casa Queimada é feito por uma estrada muito íngreme e fica a 9 km da portaria Capixaba situado no distrito de Pedra Menina que faz parte do Município de Dores do Rio Preto - ES. A Casa Queimada é último ponto para chegada de carro por esse lado do Parque e fica aproximadamente 2400 m de altitude. Está situada ao longo de um trecho do rio São domingos em meio à belíssima paisagem natural. A infra-estrutura é boa. A energia é de painel solar. A água vem do Pico do Cristal (2.770m). Há tanques, pias, sanitários, chuveiros, área de acampamento e estacionamento para até 30 automóveis além da casa dos guardas do Ibama.


Camping da Casa Queimada visto da trilha para o Bandeira


   Camping da Macieira: O acesso também é pela portaria Capixaba, a Macieira possui uma área com belíssima paisagem natural, situada na nascente do Rio São Domingos a 2.160 metros de altitude e distante da Portaria cerca de 5 Km. O visitante conta com área de acampamento equipada com sanitários e lava-pratos, além de um posto de guardas.


Fauna e Flora



A região do Parque em seu estado primitivo devia ser quase que totalmente coberta por Florestas Tropicais, apresentando a fauna característica de Mata Atlântica. Com a ocupação da terra para agricultura e pecuária,  quase que a totalidade destas florestas foram destruídas, restando apenas uma pequena parte da fauna original,  no entanto, o Parque ainda abriga espécies ameaçadas de extinção, como: o mono-carvoeiro (brachyteles arachnoides), o lobo-guará (chrysocyon brachyurus), o veado-campeiro (ozotocerus bezoarticus), ocorrendo ainda a jaguatirica, a onça-pintada e o gato-mourisco, podemos também encontrar no Parque alguns pequenos animais como o gambá, cuícas, alguns roedores como a paca, o tapeti e o caxinguelê, além de alguns predadores como o cachorro-do-mato, irara, guaxinim, na área do parque vive ainda o muriqui, considerado o maior macaco das Américas.

A avifauna é formada por espécies notáveis e muito comuns em grande parte do Brasil, especialmente o inhambu-chintam que habita as capoeiras, os urubus pretos, vários gaviões, sendo o mais frequente rapineiro é o gavião-carijó, além de diversas outras aves, como beija-flores, o carrapateiro, o cará-cará, o jacu, o bacurau, o formicidário, o furnarídeo, o tiranídeo, o saci, o tico-tico, a  seriema e os canários-da-terra.

Na região do Vale Encantado é possível observar os diferentes ecossistemas que compõe o parque. Até 2.000m de altitude predomina a Mata Atlântica e suas árvores de grande porte, como jequitibás, quaresmeiras, perobas, palmeiras e samambaias. Nas regiões mais altas do parque os campos de altitude predominam nas encostas das montanhas, pois a temperatura baixa e o solo raso favorecem o crescimento da vegetação de pequeno porte, como orquídeas, bromélias, musgos e sempre-vivas.


Clima



A região possui temperaturas amenas, entre 19 e 22º C. Nos locais mais elevados, durante os meses de junho e julho, são freqüentes mínimas que podem chegar a 7º C negativos, sendo comum a ocorrência de geadas. O período de novembro a janeiro apresenta-se mais chuvoso e de maio a setembro ocorre intensa estiagem. Fevereiro é o mês mais quente, Julho o mais frio e Setembro é o mais seco. A pluviosidade do Parque gira entre 1.250 e 1.500 mm anuais. O período de novembro a janeiro apresenta-se mais chuvoso.


Geologia da Serra do Caparaó



O Parque Nacional do Caparaó está situado na região leste do Estado de Minas Gerais, divisa com o Estado do Espírito Santo. A região configura uma cadeia de montanhas que se eleva, de forma abrupta até cerca de 2800 metros acerca do nível do mar, formando um Maciço, o Maciço do Caparaó.

Do ponto de vista geológico, o Maciço do Caparaó integra uma extensa cadeia de dobramentos (denominada Faixa de dobramentos Ribeira), desenvolvida na região sudeste do Brasil durante o denominado Ciclo Brasiliano (cerca de 630-550 milhões de anos atrás).

Dados geoquímicos, contudo, mostram que as rochas que formam o maciço do Caparaó são mais antigas ainda (tendo sido formadas há cerca de 2 bilhões e cem milhões de anos atrás), sendo, portanto apenas retrabalhadas pelo ciclo Brasiliano. Este ciclo representou um período de intensa atividade geológica (magmatismo e formação de montanhas) numa extensa área geográfica que hoje integra grande parte do território brasileiro.

O conjunto rochoso do qual faz parte o Maciço do Caparaó se distribui na direção norte-sul, envolvendo rochas metamórficas de médio a alto grau. Predominam gnaisses, migmatitos, especialmente com biotita e granada,  além de charnockitos de composição intermediária a básica, sejam maciços ou bandados.

As rochas que afloram nos limites do parque são gnaisses e charnockitos foliados  compostos por quartzo-plagioclásio-ortopiroxênio e granada. A foliação destas rochas desenha uma grande dobra antiformal, cuja charneira cai para o norte. O flanco oeste deste extenso antiforme está verticalizado a invertido, podendo ser observado no Vale Verde, nos domínios do parque. A zona perianticlinal (ou o nariz da dobra) está exposta ao longo da BR 262, imediatamente a leste da cidade de Pequiá. A estrutura dobrada está limitada por grandes falhas ou descontinuidades geológicas, que limitam o maciço tanto a leste e oeste.


Localização



O Parque Nacional do Caparaó está localizado no sudeste do estado de Minas Gerais e a sudoeste do Espírito Santo, na Serra de mesmo nome. Fica ao sudoeste do Estado do Rio de Janeiro, no município de Itatiaia, e a sudoeste do Estado de Minas Gerais,  abrangendo os Municípios de Itamonte (MG), Alagoa (MG) e Bocaina de Minas (MG).

O Parque Nacional do Caparaó abrange cinco municípios no lado capixaba do Parque e quatro no lado mineiro. São os municípios capixabas: Iúna, Ibitirama (onde fica o Pico da Bandeira), Irupi, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço Guaçuí e Muniz Freire; enquanto os município mineiros são: Alto Caparaó, Caparaó, Alto Jequitibá e Espera Feliz.


Como Chegar



Pelo Espírito Santo



Quem deseja ir ao Parque Nacional do Caparaó pelo estado do Espírito Santo primeiramente deve ir para o município de Dores do Rio Preto - ES e depois seguir mais 27 km de estrada de terra até o distrito de Pedra Menina, onde fica a entrada capixaba do parque, de Pedra Menina são mais 12 km também em estrada de terra até a portaria do parque.

   Para quem sai do Rio de Janeiro:

Siga, por 92 km, até o trevo de Teresópolis - RJ. Daí, siga pela BR-116 até Fervedouro - MG, são 277 km. De Fervedouro vá para Espera Feliz - MG, são mais 47 km. A partir daí são mais 10 km até Dores do Rio Preto - ES.

   Para quem sai de São Paulo:

Na Rodovia Presidente Dutra, siga até Volta Redonda - RJ, são 319 km. De Volta Redonda siga pela BR-116 até o trevo de Fervedouro - MG, são 368 km. De Fervedouro são mais 47 km até Espera Feliz - MG e então, mais 10 km até Dores do Rio Preto - ES.

   Para quem sai de Belo Horizonte:

Siga por 292 km, pela BR-262 (sentido Vitória), até o trevo de Reduto - MG. A partir daí, são 58 km até Espera Feliz - MG e mais 10 km até Dores do Rio Preto - ES.

   Para quem sai de Vitória:

Siga pela BR-101 até Cachoeiro de Itapemirim - ES, até aí são 131 km. Partindo de Cachoeiro, são mais 75 km até Guaçuí - ES e então, mais 37 km até Dores do Rio Preto - ES.


Por Minas Gerais



Quem deseja ir ao Parque Nacional do Caparaó pelo estado de Minas Gerais deve seguir para o município de Alto Caparaó - MG que fica a 4 km do parque.

   Para quem sai do Rio de Janeiro:

Pela rodovia BR-040, siga sentido Belo Horizonte  - MG, até a cidade de Três Rios - RJ, a 123 km do Rio de Janeiro. Pegue, à direita, a rodovia BR-116, sentido Salvador - BA, até a cidade de Fervedouro - MG. Em Fervedouro, pegue, à direita, a rodovia para Carangola - MG e posteriormente a rodovia BR-484 até o entroncamento com a rodovia MG-111 - trevo de Espera Feliz - MG - rumo para Alto Jequitibá - MG. Em Alto Jequitibá, pegue, à esquerda, a rodovia para Alto Caparaó - MG são mais 13 km até Alto Caparaó que fica aproximadamente a 4 km do parque, totalizando cerca de 430 km de distância da cidade do Rio de Janeiro.

   Para quem sai de São Paulo:

Na Rodovia Presidente Dutra, siga até Volta Redonda - RJ, são 319 km. De Volta Redonda siga pela BR-116 até o trevo de Fervedouro - MG. Em Fervedouro, pegue, à direita, a rodovia para Carangola - MG e posteriormente a rodovia BR-484 até o entroncamento com a rodovia MG-111 - trevo de Espera Feliz - MG - rumo para Alto Jequitibá - MG. Em Alto Jequitibá, pegue, à direita, a rodovia para Alto Caparaó - MG. Em Alto Jequitibá, pegue, à esquerda, a rodovia para Alto Caparaó - MG são mais 13 km até Alto Caparaó que fica aproximadamente a 4 km do parque, totalizando cerca de 910 km da cidade de São Paulo.

   Para quem sai de Belo Horizonte:

Pela rodovia BR-262, vá no sentido Vitória - ES até a cidade de Manhuaçu - MG, a 280 km de Belo Horizonte. Após a entrada de Manhuaçu, na BR-262, pegue, à direita, a rodovia para Manhumirim - MG e Alto Jequitibá - MG. Em Alto Jequitibá, pegue, à esquerda, a rodovia para Alto Caparaó - MG são mais 13 km até Alto Caparaó que fica aproximadamente a 4 km do parque, totalizando cerca de 330 km de distância da cidade de Belo Horizonte

   Para quem sai de Vitória:

Siga pela rodovia BR-262, sentido Belo Horizonte - MG. 15 km após a divisa dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, na BR-262, pegue, à esquerda, a rodovia para Manhumirim - MG e Alto Jequitibá - MG. Em Alto Jequitibá, pegue, à esquerda, a rodovia para Alto Caparaó - MG são mais 13 km até Alto Caparaó que fica aproximadamente a 4 km do parque, totalizando cerca de 225 km de distância da cidade de Vitória.


Municípios



O Parque Nacional do Caparaó abrange cinco municípios no lado capixaba do Parque e quatro no lado mineiro. São os municípios capixabas: Iúna, Ibitirama (onde fica o Pico da Bandeira), Irupi, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço Guaçuí e Muniz Freire; enquanto os município mineiros são: Alto Caparaó, Caparaó, Alto Jequitibá e Espera Feliz.


Mapa




Mapa da Serra do Caparaó


Quem quiser o Mapa do Parque Nacional do Caparaó em tamanho grande, favor solicitá-lo no e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Para esclarecer suas dúvidas, ou para pegar algumas dicas escreva sua mensagem em nosso Forum.

No mapa estão destacados os Picos:

- Pico da Bandeira (2.892m);
- Pico do Calçado (2.768m);
- Pico do Cristal (2.770m);
- Morro da Cruz do Negro (2.658m);
- Pedra Duas Irmãs.

As Trilhas e Estradas:

- Estrada: Portaria Capixaba - Camping Casa Queimada;
- Trilha: Camping Casa Queimada - Pico da Bandeira;
- Trilha para o Pico do Cristal;
- Trilha: Camping Terreirão - Pico da Bandeira;
- Trilha: Camping Terreirão - Morro da Cruz do Negro;
- Estrada: Portaria Mineira - Camping Terreirão.

Os Vales:

- Vale Encantado;
- Vale Verde.

As Cachoeiras:

- Cachoeira do Aurélio;
- Cachoeira Bonita;
- Cachoeira da Farofa.

As Portarias:

- Portaria Capixaba (Pedra Menina);
- Portaria Mineira (Alto Caparaó).


Mapa Dinâmico






Quando Ir



Alta temporada: De maio a setembro, com pico em julho e temperaturas que variam entre -7 e 15 graus à noite.

Baixa temporada: De setembro a abril, com temperaturas entre 15 e 35 graus, com possibilidade de tempestades, enchentes, quedas bruscas de temperatura e risco de acidentes nas cachoeiras e trilhas. As estradas podem ficar em péssimo estado de conservação.


Montanhas da Serra de Caparaó



Montanhas da Serra de Caparaó


Posição Nome Altitude Localização
1 Pico da Bandeira 2.892 m Divisa do Estado de Espirito Santos e Minas Gerais
2 Pico 2 ou Pico do Cruzeiro 2.852 m Divisa do Estado de Espirito Santos e Minas Gerais
3 Pico do Calçado 2.849 m Divisa do Estado de Espirito Santos e Minas Gerais
4 Pico do Calçado Mirim 2.770 m Divisa do Estado de Espirito Santos e Minas Gerais
5 Pico do Cristal 2.770 m Território Mineiro
6 Morro da Cruz do Negro 2.658 m Território Capixaba
7 Pico da Pedra Roxa 2.649 m Território Capixaba
8 Pico dos Cabritos ou do Tesouro 2.620 m Território Capixaba
9 Pico do Tesourinho 2.584 m Território Capixaba
10 Pedra Menina 2.037 m Território Capixaba




Histórico



Por volta de 1859 D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do império no ponto mais alto da serra do Caparaó, até então considerado o ponto mais alto do país. Desde fato originou-se o nome Pico da Bandeira, que hoje é referência do Parque Nacional do Caparaó.

O primeiro dispositivo legal de proteção na região do Parna Caparaó tardou a existir. Apenas em 20 de setembro de 1948, o Decreto Lei Estadual nº. 55, que criava a "reserva Florestal do Pico da Bandeira", foi estabelecido. Rapidamente, no mesmo ano da criação da Reserva Estadual, o Agrônomo Silvicultor Gil Sobral Pinto, então diretor do Parque Nacional da Serra dos órgãos, encaminhou parecer favorável à transformação da área em Parque Nacional. Da mesma forma, em 1953, a Câmara Municipal de Espera Feliz - MG, dirigiu-se ao Exmº Sr. Presidente da República solicitando a criação do Parque. Vários pedidos foram feitos subseqüentemente, até que em 1961, o presidente Jânio Quadros criaria o Parque Nacional do Caparaó. Assim sendo, o Parna Caparaó foi criado em 24 de maio de 1961 pelo decreto federal nº. 50646.

No Pico da Bandeira, no ano de 1960, foi colocado pelo Sr. Teófilo Tostes um cruzeiro de concreto. Neste local também foi instalada uma torre para colocação de um repetidor de televisão, que transmitia sinal para Minas e Espírito Santo, e uma imagem de Cristo com 3 metros de altura, colocado pelo então Delegado do extinto IBDF-MG, Dr. José Geraldo Pereira.

Até meados de 1985, existia no Pico da Bandeira uma casa de madeira, onde eram guardados os materiais para manutenção da repetidora de TV. Quando foi desativada a repetidora, a casa passou a ser usada como abrigo pelos turistas visitantes do Parque. Com o passar do tempo os turistas acabaram por destruí-la totalmente, retirando paulatinamente sua madeira para queimar em fogueiras, na intenção de se aquecerem do frio no local.


Galeira de Fotos



2004-07 - Caparaó


Download Carta Topográfica



Carta Topográfica Manhumirin


Download Tracklogs



Tracklogs do Parque Nacional do Caparaó


Dicas



   Não esqueça de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto.


Relato



Relato


Horário de Funcionamento



Horário de Funcionamento do Parque: 7h às 22h


Preços



Preços do Parque: Para acampar em uma das áreas disponíveis é imprescindível fazer reserva, e para garantir é bom ligar cerca de 20 dias de antecedência e especificar em qual dos acampamentos você pretende ficar e por quanto tempo.

. Ingresso (entrada p/ pessoa): R$ 10,00.
. Pernoite (p/ pessoa): R$ 6,00.
. Abrigo (max 8 a 12 pessoas p/ pessoa): R$ 10,00.
. Crianças acompanhadas dos pais até 12 anos e idosos acima de 60 anos não pagam sob comprovação.
. Aluguel da Churrasqueira (pela churrasqueira): R$ 5,00
. Preços de passeios de jipe de R$ 10,00 a R$ 20,00 por pessoa.
. Preços de aluguel de mulas diurno R$ 40,00 - noturno R$ 80,00.


Informações



Telefone do Parque - Setor de reservas para visitas e acampamentos: (32) 3747-2086
Telefone do Parque - Sede Administrativa: (32) 3747-2943

Telefone Prefeitura de Dores do Rio Preto - ES: (28) 3559-1506 / (28) 3559-1316

Infra-estrutura em Pedra Menina:

A vila é pequena, porém possui:
· Posto de combustível que funciona durante toda a semana, com álcool, gasolina, diesel e troca de óleo.
· Comércio de frutas, verduras e legumes, padaria, lojas e farmácia.
· Existem quatro telefones públicos.
· Os serviços essenciais disponíveis são policiamento quando há festa e posto de saúde para curativos.

Pousadas e Camping (preços relativos, em Pedra Menina):

. Pousadas, R$ 20,00, cama e café, mais R$ 5,00 por refeição.
. Camping, R$ 5,00 por pessoa, com água (não há equipamento para alugar).

Celular: Em toda a região, o celular só funciona na sede dos municípios ou no Pico da Bandeira.

Outras Informações: Assim como nos demais parques nacionais, não é permitida a entrada com armas de qualquer natureza (inclusive facas), bebidas alcoólicas e materiais inflamáveis como querosene ou gasolina (se seu fogareiro utiliza estes materiais é preferível arrumar outro emprestado) e nem animais domésticos que podem causar problemas como a introdução de doenças e ameaças ao ambiente natural.


Tempo





..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com


Adote uma Montanha


Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.


Direitos autorais


© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informações, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustrações, fotografias, textos, gráficos e outros arquivos incluídos neste site são protegidos pela legislação de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou são utilizadas apenas mediante autorização.

Toda cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.


Artigos Relacionados:

comentários  

 
+1 #25 19-03-2014 07:36
Olá,preciso de uma ajudinha,gostar ia de subir por um lado e descer pelo outro,sou de Salvador,como faço?Desde já,obrigado pela atenção.
Citar
 
 
0 #24 24-11-2013 20:41
pessoal,
eu queria ir pra no parque nacional de caparaó no janeiro. Voces conhecem uma organização de guias que oferecem excurção para 3 / 5 dias??

Obrigada,

amélie
Citar
 
 
0 #23 23-08-2013 08:43
Pessoal,

Alguém animando ir em outubro?
Citar
 
 
0 #22 09-07-2013 18:38
Citando Karina Pessin:
Por favor, o parque tem duas portarias uma em Minas outra no ES. Vou pelo lado mineiro, a portaria fica onde? A 4 km de Alto Caparaó? Qual localização?
Me ajudem, minha visita já foi confirmada.

Então fica em Alto Caparaó, siga o Caminho da luz. Lá é facil você chegar até a portaria. Tem muitos jipes por lá, daí vc loca um para ir até a tronqueira. De lá para o terreirão são 4km e depois + 4km para o pico da bandeira. Eu aconcelho ficar na tronqueira mesmo e armar o acampamento por lá, pois quando subir os -+ 8km pelo menos estará com menos bagagem na mochila.
qq coisa é so perguntar
Citar
 
 
0 #21 09-07-2013 17:10
Por favor, o parque tem duas portarias uma em Minas outra no ES. Vou pelo lado mineiro, a portaria fica onde? A 4 km de Alto Caparaó? Qual localização?
Me ajudem, minha visita já foi confirmada.
Citar
 
 
0 #20 09-07-2013 17:08
Tenho uma dúvida, o parque tem duas portarias, uma em Minas e outra no Espirito Santo. Eu quero ir para o lado mineiro, a entrada do parque fica onde, em Alto Caparaó? Me ajudem, minha visita já foi confirmada e eu ainda preciso de detalhes.
Citar
 
 
0 #19 06-07-2013 07:46
Obrigada desde já pelas respostas!
Citar
 
 
0 #18 06-07-2013 07:42
excelentes as informações!
Gostaria de saber se posso comprar o ingresso para o parque pela internet,
como reservar na pousada de Pedra Menina (tem o tel ?
moro perto de BH e em 3 dias posso fazer esse passeio? (viagem, subida ao pico e volta?)
Citar
 
 
0 #17 05-07-2013 11:44
olá Karina... o acampamento do terreirão é do lado mineiro sim, para vc que vem de Vargem alta pela BR 262, deve seguir até Martim Soares e entrar a direita para Manumirim, alto Jequitibá e Caparaó, todas essas cidades são mineiras.

Caso você venha por alegre, deve seguir até Guaçui, Dores do Rio Preto, Espera Feliz e Alto Caparaó...

bom passeio vc vai gostar muito e não esqueça do agasalho.
Citar
 
 
0 #16 04-07-2013 21:27
Sou de Vargem alta, fiz reserva no acampamento do Terreirão. Esse acampamento fica do lado capixaba?
Me ajudem!
Citar
 

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 12
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 294 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 17301956
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish