Monte Caburaí

Monte Caburaí


Tipo: Montanha / Morro / Rocha

Região: Parque Nacional do Monte Roraima

Localização: Uiramutã, RR, Brasil, América do Sul

Lat/Lon:  13°31'36.70"S / 41°58'4.78"W

Atividades: Caminhadas

Época do Ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno

Altitude: 1.456,10 m




Descrição



O Monte Caburaí que possui 1.456 metros de altitude é ponto mais extremo ao norte de nosso país e está cerca de 80 quilômetros de distância do famoso Monte Roraima. Ele está localizado no município de Uiramutã, dentro do Parque Nacional do Monte Roraima fazendo fronteira com a República Cooperativista da Guiana. Em 1930, o Marechal Cândido Rondon organizou uma expedição ao Monte Caburaí e chegou a afirmar que se tratava do extremo norte do Brasil, mas mesmo assim, aquelas terras permaneceram por muito tempo esquecidas.


Monte Caburaí


Na verdade o ponto mais extremo do país não é o cume do Monte Caburaí, mas sim a nascente do rio Uailã a 5 graus, 16 minutos e 19 segundos de latitude norte, junto as encostas do Caburaí, não necessariamente no seu ponto mais alto, mas isso é apenas um detalhe, pois o que mais impressiona é a beleza e exuberância da natureza dessa serra, com destaque para as corredeiras do Uailã, sem falar na incrível cachoeira do Garã-garã, com queda de 96 metros que com a força da água fura a rocha tornando-a uma das mais belas da região. Outro verdadeiro tesouro desta serra é a riquíssimas fauna e flora com destaque para uma flor que só pode ser encontrada nessas matas: a Clusia Grandiflora.


Cachoeira de Uailã


   Altitude: 1.456,10 m.
   Administração: IcmBIO.
   Carta Topográfica:
   Atração: Paisagem, montanhas, formações rochosas, flora e fauna.


Organização da Expedição



   Transporte hotel/local de embarque nas aeronaves/hotel;
   Aeronaves para deslocamento dos participantes e logística até a Comunidade Indígena Manalai (Ingarikó) – ida e volta;
   Logística de suprimentos, cozinha e redes para os pernoites na selva;
   Taxa de contribuição na comunidade;
   Guias de trilha da comunidade e também carregadores para a expedição;
   Licenças do ICM-Bio para acesso à região através do Parque Nacional do Monte Roraima e
   Licenças da COPING (Cooperativa do Povo Indígena Ingarikó).


Localização



O Monte Caburaí se localiza nas terras do município de Uiramutã e dentro do Parque Nacional do Monte Roraima e faz fronteira com a República Cooperativista da Guiana.


Histórico - O ponto mais Extremo ao Norte do Brasil



Ainda é muito comum que os brasileiros utilizem a expressão do Oiapoque ao Chuí quando querem dizer do extremo norte ao extremo sul do Brasil, por que, foi considerado por muito tempo o ponto extremo norte do país como o Cabo Orange, localizado no Oiapoque, estado do Amapá, mas dados históricos revelam que em 1998, uma expedição oficial realizada sob a coordenação do prefeito de Uiramutã/RR, Venceslau Braz de Freitas Barbosa teria alcançado o monte pela primeira vez e confirmado ser o Monte Caburaí o verdadeiro ponto extremo Norte do Brasil.


Fotos da Expedição de 98 - Missa no Caburaí


Essa expedição realizada em Roraima nos dias 03 a 06 de setembro de 1998 comprovou que o Monte Caburaí é o verdadeiro Extremo Norte do Brasil, não o Rio Oiapoque (no Amapá) é o verdadeiro Extremo Norte do Brasil se considerada uma linha reta, geograficamente está localizado acima do rio Oiapoque nada menos que 84,5 km.

monte-caburai-rr-05
monte-caburai-rr-05
monte-caburai-rr-07
monte-caburai-rr-08
monte-caburai-rr-10
                                                                         Fotos da Expedição de 98

No último dia da expedição, os expedicionários cantaram o Hino Nacional e hastearam a Bandeira brasileira no topo da montanha. O coral indígena de Uiramutã entoou o Hino brasileiro na língua macuxi. Depois foi rezada uma missa campal em ação de graças.

Portal Amazonia: Monte Caburaí, extremo Norte do Brasil

No entanto, esse fato não é nenhuma revelação recente. Já em 1931, a Serra do Caburaí aparecia como ponto extremo do norte brasileiro nas anotações do Capitão-de-Mar-e-Guerra Braz Dias de Aguiar, chefe da Comissão Brasileira Demarcadora de Limites. Aguiar, então, concluiu que o ponto extremo Norte do Brasil era a Serra do Caburaí em detrimento do Monte Roraima, situado aqui no estado do mesmo nome.

O Ministério da Educação, já reconhece oficialmente o fato e obrigou as editoras de livros a ratificarem a informação nos livros didáticos, o que parece não ter adiantado muito, sendo a expressão popular errada do Oiapoque ao Chuí vista até hoje como correta pela maioria do povo brasileiro, inclusive (e infelizmente) pela mídia de uma forma geral (há exceções). Agora, não se diz mais: "do Oiapoque ao Chuí", mas sim: "do Caburaí ao Chuí".

O ponto extremo Norte do país foi materializado pela Comissão de Fronteiras no ano de 1931 através de um marco circundado por uma laje de concreto e identificado como BBG/11-A, com inscrições alusivas que dão as coordenadas: latitude 5º 12' 19'' 60 Norte e longitude 60º 12' 43'' 29 Oeste de Greenwich e altitude de 1.456 metros, mas as últimas expedições realizadas à área não encontraram o referido marco que se encontrava em bom estado na década de 70, conforme relatos de indígenas da aldeia Caracanã.

Em 2005, no mês de junho, esteve em Roraima uma equipe composta de 30 pessoas, entre elas Oficiais do IME-RJ, comandada pelo competente Cel Cecílio, jornalistas, estudantes, representantes do IBGE (Srs Marco e Castro) para conferir e registrar em GPS de alta precisão os pontos culminantes e os pontos extremos do Brasil: tendo o Monte Roraima definido com a 7ª montanha mais alta do Brasil e o Monte Caburaí como ponto extremo do país.


Mapa Dinâmico






Acampamento



O primeiro acampamento provavelmente será na Comunidade Indígena Manalai (Ingarikó) e os demais na selva, sendo o último acampamento na base do Monte.


Quando Ir



Pode-se subir o Monte Caburaí o ano todo, mas os meses menos chuvosos vão de dezembro a abril (Verão).


Fotos



Todas as fotos desse artigo são do fotógrafo JPavani e foram tiradas durante a expedição de 1998.

Fotos da Expedição de 1998 ao Monte Caburaí


Dicas



   Não esqueça de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto.


Tempo





..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com


Adote uma Montanha


Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.


Direitos autorais


© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informações, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustrações, fotografias, textos, gráficos e outros arquivos incluídos neste site são protegidos pela legislação de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou são utilizadas apenas mediante autorização.

Toda cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.


Artigos Relacionados:

comentários  

 
0 #2 16-08-2013 12:10
Gostaria de saber quantos quilômetros são de Uiramutã ao Monte Caburaí e à nascente Uialâ
Citar
 
 
+1 #1 02-03-2013 20:27
Olá!

Participei da 1ª Expedição a pé ao Marco 11A (Ponto Extremo Norte do Brasil) em 2010 e não triunfamos por 5 km.
Agora em março de 2013, tenho certeza de que chegaremos no 11A, sendo que a caminhada será ainda maior, ou seja, de Água Fria/Serra do Sol/Manalai/11A.
Desta forma, ligarei todos os 4 Pontos Extremos Brasileiros por terra ou água, e não por Helicóptero.
Citar
 

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 599 visitantes e 1 membro online
  • marcelo.gomes

Estatísticas

Visualizações : 17310939
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish