Travessia da Concórdia

Tipo: Travessia

Região: Serra dos Órgãos

Localização: Guapimirim - RJ, Brasil, América do Sul

Lat/Lon: 22°31 27.31 S / 43° 6 35.92 W (Início da Descida)

Atividades: Caminhadas, Arvorismo e Banho de Cachoeira

Época do Ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno

Altitude Máxima: Início - Condomínio Alpha II (92.41 m) / Fim Bairro Garrafão (663.91 m)

Descrição

A Estrada da Concórdia é uma antiga estrada localizada no limite urbano/rural da cidade de Guapimirim que interliga a localidade de Limoeiro até o bairro do Garrafão que fica no meio da subida da serra. Parte de sua extensão ocorre dentro do perímetro do PARNASO (Parque Nacional Serra dos Órgãos), onde poderemos encontrar diversas espécies nativas da floresta atlântica.

Travessia da Concórdia

Por ela, percorre também uma importante fibra ótica que transmite os dados e interliga cidades da serra como Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Em seu percurso também encontramos a Cachoeira Véu da Noiva a qual em dias de calor intenso, refresca á população local proporcionando lazer. Para acessá-la, basta descer na entrada para o Garrafão (de quem vem sentido Rio x Teresópolis) e após 15 min de caminhada, pegar para a esquerda na rua.

Para chegar até o Garrafão, para você que vem do Rio de Janeiro, basta pegar um ônibus para Teresópolis pela Viação Teresópolis. É também frequentada por comerciantes locais, por possuir inúmeros pés de bananeira entre outras frutas. Praticantes de mountain bike também são visitantes assíduos nesta deliciosa rota.

Altitude Máxima: Bairro Garrafão (663.91 m).
   Nível: Caminhada leve.
   Duração: 2h00 min até 3h00 min (Travessia).
   Carta Topográfica: Teresópolis.
   Atração: paisagem.

A Trilha

A trilha começa na Estrada do Limoeiro , distante cerca de 20 min do centro de Guapimirim. A partir de seu início, que se dá na Estrada da Caneca Fina , andaremos cerca de 20~25 minutos passando por inúmeras casas e residências , até chegarmos em uma entrada a direita onde temos acesso ao Condomínio Alpha II e onde ali começa em si a Estrada da Concórdia , só que ainda em território urbano.

Depois, basta pegar para a esquerda, conforme fotos abaixo. Atenção! Pela foto vemos que a rua tem uma continuação. Siga pra esquerda conforme veremos na foto abaixo. Após encontrarmos o caminho correto , siga em frente margeando ainda algumas casas que encontraremos pelo caminho, e que já fazem parte dos limites urbanos da cidade.

Porteira de arame-farpado

Atenção: Existe nesta região uma casa a qual fui informado quando estive na região, que existem CÃES DE GRANDE PORTE SOLTOS. Portanto, siga em frente em silêncio! Em silêncio, continue admirando a paisagem bucólica urbana/rural, a qual poderás encontrar inúmeras propriedades de médio/grande porte as quais o Rio Soberbo as margeia.

Após cerca de 15 min você encontrará uma bifurcação, onde seguindo pra esquerda temos uma rampinha e pra direita a estrada prossegue. Siga para a ESQUERDA e suba a rampinha. A partir daí, teremos cerca de 30 min de subida íngreme até a chegada na entrada do PARNASO , conforme foto abaixo.

Acesso Restrito

Observe que no caminho, encontraremos inúmeras plaquinha com a advertência que na região, passa um cabo óptico, cuja função é levar dados e voz para algumas cidades  a região serrana. A partir da entrada do Parnaso, seguiremos por cerca de 1h, passando por inúmeros rios, a maioria deles com água potável. Tome cuidado neste trecho, pois inúmeros grupos de MotoCross costumam usar a estrada para se divertir.

A natureza lhe acompanhará até um portão caído, onde sinaliza o início do bairro do Garrafão. A partir daqui, você já estará a cerca de 30 min do fim da trilha e bem próximo da Cachoeira do Soberbo. Ao fim das casas, pegue para a esquerda conforme sinalizo abaixo. Para a direita, você terá acesso á Cachoeira do Soberbo: Sempre pra esquerda, continue subindo a rua, que o levará até o acesso ao Garrafão, pela BR.

Entrada para o Bairro Garrafão

A partir dal , você terá 2 alternativas:

1 - Descer até o Posto Garrafão , onde você poderá pegar um ônibus para Guapimirim, pela Viação Paraíso Verde, linha intermunicipal que liga Teresópolis a Guapimirim.

2 – Se tiver disposição e quiser aproveitar a viagem, subir até Teresópolis o que levará mais uns 30 min e lá visitar a cidade.

Vale lembrar que de Teresópolis até o Posto Garrafão, o ônibus leva cerca de 20 min ou mais, então leve em consideração esse tempo em relação a saída do mesmo a partir de Teresópolis. A passagem custa R$ 4,75. Chegando em Guapimirim , você poderá pegar o ônibus Reginas direto para a Central do Brasil – R$7,50, ou pegar o trem. Sim, o trem! Seu último horário é as 16:50 e a viagem é muito peculiar. O valor da passagem é gratuito por tempo indeterminado.

Localização

Região rural de Guapimirim, baixada fluminense.

Acesso

Pela Estrada do Limoeiro e depois de 1.5 km aproximadamete, pela própria Estrada da Concórdia.

Como Chegar

A partir do Rio de Janeiro:

De ônibus: Pegar na Central do Brasil o ônibus da Viação Reginas, no terminal Américo Fontenelle (fundos da Central do Brasil)

De trem:  Pegar uma conexão em Saracuruna para Guapimirim (existem apenas 3 horários por dia). Consulte: www.supervia.com.br.

Quando Ir

Pelo fato da maioria do trecho ser sob vegetação, todas as estações são agradáveis. No verão, tome cuidado com as chuvas típicas da região da serra.

Mapa

Acampamento

Não existe local para acampamento.

Download Carta Topográfica

Carta Topográfica de Teresópolis

Download Tracklog

Tracklog da Travessia da Concórdia

Dicas

Não esqueça de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto.
   Leve sempre bastante líquido (2 Lts e ½ no mínimo no verão) independente do trecho possuir água em abundancia.
   Para pegar o trem na volta, para a central, procure começar a trilha no máximo as 10h, pois assim você poderá curtir numa boa a Cachoeira do Soberbo e pegar o  ônibus para Guapimirim sem problemas.

Tempo

..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com

Adote uma Montanha

Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.

Direitos autorais

© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informações, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustrações, fotografias, textos, gráficos e outros arquivos incluídos neste site são protegidos pela legislação de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou são utilizadas apenas mediante autorização.

Toda cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.