Torres de Bonsucesso

Torres de Bonsucesso


Tipo: Montanha / Morro / Rocha

Região: Bonsucesso

Localização: Teresópolis - RJ, Brasil, América do Sul

Lat/Lon: 22.3031° S / 42.7629° W

Atividades: Caminhadas e Escaladas

Época do Ano: Primavera, Outono e Inverno

Altitude Máxima: 2.000 m (Torre Maior)




Descrição



As “Torres de Bonsucesso” formam um enorme paredão vertical de mais de meio quilômetro de rochas lisas que se estendem por toda a cabeceira do Vale do Lúcio. Esse paredão possui grandes fendas que vão desde a base até o alto, dando a impressão que realmente são torres. Suas paredes são enfeitadas por muitas bromélias, e do alto de seu cume temos uma visão surpreendente.

Torres de Bonsucesso é um conjunto formado por três torres de granito: a Torre Maior (2.000 m), a Torre Central (1.860 m) e o Ferro de Passar Roupa (1.630 m).

As Torres de Bonsucesso ficam localizadas no distrito chamado de Bonsucesso que fica entre as cidades de Teresópolis e Friburgo, e elas fazem parte do Parque Estadual dos Três Picos.


Torres de Bonsucesso


O cume da Torre Maior chega a 2.000 metros de altura, e, para alcançá-lo, é necessário uma caminhada moderada de aproximadamente 3 horas. Todo esforço é recompensado quando chegamos no cume, além de assinar o Livro de Cume que fica na Torre Maior, temos um visual de 360º incrível, no qual podemos avistar todo o Vale do Lúcio e também várias montanhas do Parque Estadual dos Três Picos, tais como Mulher de Pedra, Capacete e Morro dos Cabritos. É possível até ver mais ao longe, as montanhas da Serra dos Órgãos - como Dedo de Deus, Escalavrado e Pedra do Sino.


Visual das Torres de Bonsucesso


O Ferro de Passar Roupa (1.630 m) tem esse nome, pois visto da Torre Central ele realmente lembra um Ferro de Passar Roupa, principalmente se o compararmos com os ferros antigos de carvão.

Existe um lugar perto do Ferro de Passar uma área para bivacar, mas sem água, se for acampar com barracas é melhor ficar na base das Torres, lá é bem protegido e tem água em abundancia.


Torres de Bonsucesso


   Altitude Máxima: 2.000 m. (Torre Maior)
   Nível: Caminhada Moderada.
   Duração: 3 horas (Ida).
   Desnível: 250 metros.
   Carta Topográfica: Teresópolis
   Atração: Paisagem.


A Trilha



A trilha começa em uma porteira (que tem um crânio de boi pendurado) ao lado da casa grande. Após passar dessa porteira, acompanhe a cerca à esquerda até uma cisterna de água - da porteira até a cisterna são cerca de 100 metros; se você se embrenhar em um matagal volte, pois você está no sentido errado.


Crânio de Boi


Ao lado da cisterna existe uma porteirinha. Entre nessa porteirinha e siga à direita. Nessa parte, a trilha é bem marcada; ande reto até uma bifurcação próxima a um córrego, cujo ponto permite ouví-lo, caso não esteja na época de seca. Esse córrego é o último ponto de água da trilha. Se você não for apanhar água, entre à direita na bifurcação um pouco antes de chegar ao córrego, mas não siga na direção do mesmo. A trilha que passa por ele vai direto para a base das vias de escaladas e não ao cume das torres.


Entrada da Trilha


Suba até encontrar uma outra bifurcação (essa localiza-se à esquerda), entre nela e continue subindo. Desse ponto em diante a trilha se torna mais inclinada e vai contornado o morro; suba até chegar no Ferro de Passar Roupa que é a montanha mais baixa das Torres. A altitude no Ferro de Passar Roupa é de 1.660 metros, e de lá já temos um visual maravilhoso do Vale do Lúcio, das outras Torres e das montanhas do Parque Estadual dos Três Picos.


Ferro de Passar Roupa


Contornando o Ferro de Passar Roupa, seguindo a crista, a trilha mais óbvia segue direto para o cume da Torre Central - não tem erro -, mas nessa parte tenha cuidado porque tem pontos onde a trilha é muito estreita e existem locais desprotegidos com um terreno arenoso bem frágil com penhascos de mais de quinhentos metros dos dois lados, e qualquer escorregão é fatal.


Torres de Bonsucesso


Para chegar na Torre Maior o acesso é à direita, um pouco depois de contornar o Ferro de Passar Roupa. A trilha vai descendo até uma vegetação mais densa de um grotão. Nesse local a trilha é bem marcada e atravessa um riacho. Após o riacho a trilha começa a subir novamente acompanhando a parede rochosa de uma outra crista do lado oposto do grotão. Essa parte da trilha é bem íngreme e apresenta forte erosão (onde todo cuidado é pouco). Quase no cume, a trilha vira um autêntico trepa-mato desviando-se do costão, seguindo um fina trilha de terra na parede de rocha bem inclinada ao lado direito do cume.


Vias de Escalada



   Corajoso Medo: 6° VIIa A2 E5
   Explosão Demente: 3° VI A1 E3
   Fissura Cosmica do Sul: 5° VI A3
   Fissura Sideral: 6° VIIa
   Grito das Andorinhas: 6°VI E3
   Medos e Mitos: 6 VIIa A3 E4
   O Segredo do Bloco: 6°VII E4
   The Northwest Face: 2° III


Localização



As Torres de Bonsucesso ficam localizadas no distrito chamado de Bonsucesso que fica entre as cidades de Teresópolis e Friburgo, região serrana estado do Rio de Janeiro.


Acesso



O acesso é pela estrada Teresópolis-Friburgo na altura do distrito de Bonsucesso na cidade de Teresópolis.


Como Chegar



O início da trilha para as Torres de Bonsucesso fica no distrito de Teresópolis chamado de Bonsucesso, quase chegando em Nova Friburgo.

A partir da cidade do Rio de Janeiro, o acesso é pela BR-116. Quando chegar na rotatória na entrada de Teresópolis, pegue a direita (estrada Teresópolis-Friburgo) na direção de Nova Friburgo (não entre em Teresópolis), siga até o distrito de Bonsucesso - da cidade do Rio de Janeiro. Até o distrito de Bonsucesso, leva-se em média umas 2 horas de viagem.

Chegando em Bonsucesso, entre à direita (para quem vem do Rio) ao lado de uma igrejinha que tem um pequeno cemitério atrás (a altitude nesta igreja é de 900 metros). Siga direto nessa rua (repare que as Torres apareceram à sua direita) até chegar a um largo que tem uma escola municipal e um botequim. Da Igreja até o largo são aproximadamente 2 km de asfalto. No largo entre à direita ao lado do botequim e depois vire esquerda. Siga até aparecer uma casa grande ao lado esquerdo. Entre nesta propriedade e estacione o carro ao lado da casa - a altitude na casa grande é de 1.100 metros.

Do botequim até a casa grande são mais ou menos 2 km de estrada de terra, que, dependendo da época do ano, pode estar em péssimas condições. Quem não quiser arriscar o carro, estacione ao lado do botequim e siga a pé até a casa grande. A trilha para as torres começa em uma porteira ao lado da casa.


Quando Ir



O inverno é a melhor estação do ano para se caminhar/escalar os morros de Teresópolis, principalmente nas de maior duração e/ou com pernoite, pois o tempo é bem mais estável.

Nas demais estações é possível ir, mas esteja preparado para chuvas principalmente no final da tarde, no verão as temperaturas podem chegar perto dos 40°C.


Mapa Dinâmico






Galeria de Fotos



2005-06 - Torres de Bonsucesso


Download Carta Topográfica



Carta Topográfica Teresopolis


Dicas



Não esqueça de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto.


Tempo





..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com


Adote uma Montanha


Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.


Direitos autorais


© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informações, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustrações, fotografias, textos, gráficos e outros arquivos incluídos neste site são protegidos pela legislação de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou são utilizadas apenas mediante autorização.

Toda cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.


Artigos Relacionados:

comentários  

 
0 #5 30-03-2014 12:04
Gostei muito das dicas só não entendi muito bem como chegar na torre maior...a trilha pra torre maior é dps da torre central ou do ferro de passar roupa ? pois após o ferro de passar roupa eu só vi a trilha pra torre central...dps da torre central tem eu segui uma trilha que chega até um certo ponto e dali para frente só escalando...aguardo por alguém que possa esclarecer minhas dúvidas e parabens pelo belo trabalho que vcs fazem através desse site :)
Citar
 
 
0 #4 hugo 26-02-2014 13:25
Citando espiriquitibert o:
fiz a trilha ha cerca de 20 dias...consegui chegar certinho no local de inicio da trilha e dexei meu carro no local como indicado..parabens pelo post! tive algumas dificuldades pelo numero de bifurcaçoes presentes no inicio da trilha, porem os caminhos errados logo terminam e da pra perceber rapidamente q vc errou..a trilha esta um tanto quanto tomada pela vegetaçao, sendo que em alguns locais eh necessário passar agachado ou se desvincilhar da mata...eh bem cansativa mais o visual incrível! vale muito a pena! obrigado ao site por me proporcionar essa visita!


Olá! Sempre é um prazer poder ajudar a alguém que é apaixonado pelas montanhas como nós!
[]´s
Citar
 
 
0 #3 21-02-2014 11:57
fiz a trilha ha cerca de 20 dias...consegui chegar certinho no local de inicio da trilha e dexei meu carro no local como indicado..parabens pelo post! tive algumas dificuldades pelo numero de bifurcaçoes presentes no inicio da trilha, porem os caminhos errados logo terminam e da pra perceber rapidamente q vc errou..a trilha esta um tanto quanto tomada pela vegetaçao, sendo que em alguns locais eh necessario passar agachado ou se desvincilhar da mata...eh bem cansativa mais o visual incrivel! vale muito a pena! obrigado ao site por me proporcionar essa visita!
Citar
 
 
0 #2 hugo 30-08-2010 15:25
Citando Leo:
Ola Companheiros!
Fiz a caminhada das Torres neste final de semana pela segunda vez, mas como tinha muito tempo que fiz a primeira vez, resolvi usar as dicas aqui do site.
As dicas ajudaram em determinados pontos, porém em outros tornaram-se confusas. Gostaria de frisar sobre a foto com o título de Ferro de Passar Roupa, me parece que não é esta pedra que trata-se do Ferro, e sim o morro maior acima, não estou afirmando, mas sim relatando dúvidas que surgiram entre grupos. Outro detalhe é na informação sobre "Como chegar", onde narra o seguinte: "No largo entre a direita ao lado do botequim e depois vire a DIREITA novamente", o DIREITA nesse caso é ESQUERDA. No restante o companheiro esta de parabéns, principalmente em relação a cautela nos locais perigosos, um grande abraço.


Olá Leo,
Primeiramente obrigado pela visita e pelo feedback.
Sobre o Ferro de Passar, esse local que aparece na foto é realmente o Ferro de Passar, isso sem duvidas, mas em relação a "Direita/Esquerda" já foi concertado no artigo, obrigado pela info!
Abraços e Boas Aventuras.
Hugo
Citar
 
 
0 #1 Leo 20-04-2010 23:30
Ola Companheiros!
Fiz a caminhada das Torres neste final de semana pela segunda vez, mas como tinha muito tempo que fiz a primeira vez, resolvi usar as dicas aqui do site.
As dicas ajudaram em determinados pontos, porém em outros tornaram-se confusas. Gostaria de frisar sobre a foto com o título de Ferro de Passar Roupa, me parece que não é esta pedra que trata-se do Ferro, e sim o morro maior acima, não estou afirmando, mas sim relatando dúvidas que surgiram entre grupos. Outro detalhe é na informação sobre "Como chegar", onde narra o seguinte: "No largo entre a direita ao lado do botequim e depois vire a DIREITA novamente", o DIREITA nesse caso é ESQUERDA. No restante o companheiro esta de parabéns, principalmente em relação a cautela nos locais perigosos, um grande abraço.
Citar
 

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 522 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 17726701
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish